Convênio

Obstetra Centro Curitiba

Ginecologia e Obstetrícia
CRM-PR 31988 - CRM-SP 93960

ENDEREÇO

Rua: Emiliano Perneta, 680 - sala 601 - 6º andar

CEP 804210-080 - Centro - Curitiba - PR

DRA. TÂNIA ANDRADE DECOUSSAU MACHADO

TESTE PRÉ-NATAL NÃO INVASIVO

O NIPT, ou Teste Pré-Natal Não Invasivo, é um exame de triagem pré-natal que detecta, além do sexo do bebê, possíveis alterações cromossômicas e as trissomias mais comuns nos bebês, entre elas a Síndrome de Down (trissomia do cromossomo 21), a Síndrome de Edwards (trissomia do cromossomo 18) e a Síndrome de Patau(trissomia do cromossomo 13).

 Uma amostra de sangue é coletada da gestante a partir da décima semana de gestação e enviada para um laboratório nos Estados Unidos.Nesse exame eles isolam os fragmentos do DNA do feto que circulam na mãe e fazem uma análise completa, podendo identificar possíveis alterações no material genético. O resultado sai em aproximadamente 15 dias.

Antes desse exame, essas síndromes só eram detectadas por meio da biópsia do vilo corial, em que um pequeno pedaço da placenta é retirado por meio de uma punção comum com uma agulha introduzida pela vagina ou por meio do exame do líquido amniótico retirado do abdômen da mulher com uma agulha (amniocentese).  Só que essas dois procedimentos oferecem riscos ao feto. Na biópsia de vilo corial  o risco de aborto é de 1% e na amniocentese é de 0,5%.

Além da síndrome de Down, o NIPT é capaz de detectar as síndromes de Turner, Klinefelter, Triplo X, Edwards e Patau. Essas duas últimas, as mais graves, são caracterizadas por deficiências intelectuais severas, defeitos congênitos no cérebro e em outros órgãos e geralmente a expectativa de vida é bastante curta.

 O NIPT  é indicado a mulheres com idade avançada, casais com histórico de doenças cromossômicas e gestantes que tiveram resultados suspeitos em exames de ultrassom e de sangue. Ou seja, aquelas que têm mais chances de terem filhos com algumas dessas síndromes.

Esse exame é realizado pelo laboratório Fleury em Sao Paulo e, aqui em Curitiba esse exame pode ser coletado no laboratório A+ que pertence a rede Fleury.
Acesse o lnk abaixo para maiores informações
https://www.fleurygenomica.com.br/medicos/exames/Pre-natal/nipt